Como descobrir o grau de risco de uma empresa?

Todo o profissional que atua em alguma empresa está exposto a vários riscos, independente do ambiente de trabalho. Pois, em qualquer área de atuação podem ocorrer acidentes de trabalho e também o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Os riscos ocupacionais mais comuns estão ligados a ambientes em que o trabalhador fica exposto a atividades repetitivas, iluminação inadequada, excesso de ruídos e outras situações que podem ser nocivas à saúde.

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). 

É importante que toda a empresa fique atenta a esse grau, para garantir a segurança e integridade física de seus colaboradores.

Como calcular?

O grau de risco é um valor numérico variável, que vai de 1 a 4, com o objetivo de avaliar o risco de cada atividade da empresa. O grau de risco relativo aos acidentes de trabalho é certificado pela NR-04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

É de extrema importância levar em conta as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Elas são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, sendo obrigatórias a todas as empresas que possuem empregados em regime CLT.

Tipos de graus de riscos:

  • GR1: São empresas com risco muito baixo, tendo menos obrigações legais relacionadas à saúde do trabalho;
  • GR2: São empresas com risco baixo, onde o ramo da empresa expõe os colaboradores a riscos moderados, tendo mais obrigações legais relacionadas ao GR1;
  • GR3: São empresas onde as atividades expõem os funcionários a riscos regulares, tendo mais obrigações legais do que o GR1 e o GR2; 
  • GR4: São empresas que expõem seus funcionários a riscos frequentes, sendo dos 4 graus, o que mais possui obrigações legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho. 

Descubra seu CNAE

Para consultar esse dado é muito simples, basta acessar o site da Receita Federal e digitar o CNPJ da empresa. Seguem os passos:

1º- consulta do CNAE – Com o cartão de CNPJ acesse: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

A partir daí será possível identificar o CNAE do negócio em questão no Quadro 1 da NR4, podendo observar o seu grau de risco correspondente. 

2º- Consulta do Grau de Risco na NR- 4 – Com o CNAE da empresa acesse: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-04-atualizada-2022.pdf 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e fale com a nossa equipe, temos muitos cursos disponíveis para que você e sua empresa realizem as atividades com segurança. https://institutotreni.com.br/

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.