Qual a importância da CIPA para as empresas?

Em muitas das atividades do mercado de trabalho envolvem riscos aos colaboradores, por isso, as empresas devem seguir as orientações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A Comissão segue a NR5, que é a norma regulamentadora que trata especificamente de todos os aspectos relacionados à ela, estipulando todas as regras, condições e demais detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos na CIPA.

Essa preocupação está cada vez mais presente nas empresas, pois cuidar da segurança de seus trabalhadores é imprescindível, uma vez que, somado à prevenção dos acidentes, é melhor ser conhecido pela ausência desses problemas do que pelo contrário. Por isso, para determinar quais são as medidas mais adequadas a serem tomadas para que seus funcionários tenham a melhor segurança possível, uma CIPA bem estruturada é fundamental.

Por esta razão, falaremos um pouco mais sobre a importância da CIPA para empresas, então siga conosco!

Como a CIPA deve ser estruturada na sua empresa?

Para começarmos a entender como deve ser a estrutura da CIPA na empresa, devemos começar entendendo o que dizem as Normas Regulamentadoras sobre esse assunto. Segundo elas, a CIPA deve ser composta por representantes do empregador e também dos empregados, com os mesmos possuindo um mandato de 1 ano com a possibilidade de reeleição.

O presidente da CIPA deverá ser escolhido pela empresa ou organização empregadora, enquanto do outro lado, os funcionários poderão escolher o vice-presidente. Também haverá, dentro da CIPA, um conjunto de secretários que, com seus substitutos, serão escolhidos pelos membros eleitos da CIPA.

Todos os membros da CIPA deverão receber um treinamento que os preparará para exercerem adequadamente suas funções de avaliação de risco dos funcionários da empresa. O treinamento, portanto, contemplará temas como metodologias de investigação e análise de acidentes, noções gerais sobre doenças, estudos do ambiente e dos riscos provenientes dos processos de trabalho.

É importante ressaltar que, tanto os secretários quanto os substitutos, devem participar deste treinamento, concluindo-o antes da posse, com uma tolerância máxima de 30 dias após a mesma. O número de membros da CIPA é determinado pelo quadro I da Norma Regulamentadora 05, a partir do número de empregados que a empresa possui.

Porque ela é importante para as empresas?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes cumpre um papel fundamental para a empresa, afinal é por meio dela que as medidas de segurança serão adotadas. Por mais bem-intencionados que os donos da empresa sejam na hora de tratar dos cuidados de seus funcionários, é muito difícil, principalmente em empresas maiores, que eles percebam e deem conta de tudo.

A eficiência da CIPA vem justamente do fato de que os diagnósticos serão feitos por pessoas que vivem essa experiência diariamente com seus colegas, o que facilitará essa percepção.

A partir disso, tanto a empresa quanto os funcionários se beneficiarão, pois, com o cumprimento das regulamentações legais os passivos trabalhistas diminuem, reduzindo custos para a empresa e melhorando a segurança do trabalhador.

Quais são as obrigações da CIPA?

Identificar os riscos do trabalho e montar mapas de riscos, participar da implementação, ter o controle de qualidade das medidas adotadas e também criar ações de promoção à saúde, essas são algumas das responsabilidades da CIPA. Além disso, ela também deve informar aos funcionários com relação às suas condições e cuidados na sua área de atuação. 

É importante saber também que há uma série de reuniões com presença obrigatória de todos os participantes da CIPA, onde o excesso de faltas pode ser punido com a perda do mandato.

Por isso, a implantação da CIPA é fundamental para que haja bons cuidados com relação aos trabalhadores. Esses cuidados trazem vantagens à empresa, como a sua boa imagem, diminuição dos custos com passivos trabalhistas, além de melhorarem as condições de trabalho dos funcionários.

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