A importância da higienização do ambiente de trabalho

Diante do atual cenário da variante Ômicron, da Covid-19, que está deixando o mundo todo em estado de alerta, é necessário continuar higienizando o ambiente de trabalho. 

A falta de limpeza colabora para a proliferação de vírus e bactérias, logo, por consequência, o risco de doenças infecciosas aumenta. Por isso, a higienização é uma prática que não pode ser dispensada com o objetivo de conceder garantia de saúde e bem-estar aos trabalhadores.

De acordo com a Enfermeira responsável do Instituto Treni, Mariana Brendle, o uso de máscaras deve ser feito por todas as pessoas e para maior eficácia deve-se trocar os equipamentos com frequência e os cuidados devem ser redobrados evitando tocar o rosto.

As formas de transmissão da Ômicron são as mesmas da Covid-19:

  • Saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, principalmente sem o uso de máscaras;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Abaixo a sujeira no trabalho! 

Aproveitamos para destacar que a limpeza no trabalho também tem um papel mais abrangente, relacionada à segurança. Manter um ambiente limpo e organizado é fundamental para a execução de um bom trabalho no dia a dia e também contribui para eliminar riscos ocupacionais. 

Por exemplo, o chão com resíduos pode propiciar escorregões de pessoas que transitam no local. Devemos lembrar que saúde não é apenas a ausência de enfermidades, mas sim um estado de bem-estar, o que inclui o físico, o mental e também o social. 

Por isso, zelar pela higiene no trabalho é investir no conforto das equipes profissionais. Afinal, a higienização do ambiente de trabalho reduz a exposição do empregado a produtos potencialmente tóxicos, como vapores e pó. O risco de incêndios diminui bastante quando o espaço encontra-se limpo. Também há menor risco de acidentes e incidentes, como queda de objetos pesados etc. Em ambientes fabris, onde o trabalhador fica exposto a riscos químicos, como poeira, neblina, gases e vapores, os cuidados com a limpeza devem ser maiores.

Mantendo o ambiente de trabalho limpo e seguro evitará que os funcionários adoeçam ou sofram algum tipo de acidente por conta das condições do local. Ao atender às determinações sua equipe estará mais estimulada e saudável para desempenhar o melhor em suas funções.

Para encerrar, mais uma dica: 

Conserve os equipamentos e materiais! 

O acúmulo de poeira e outras substâncias externas também afeta o bom funcionamento dessas ferramentas. Toda vez que a limpeza na sua empresa não acontece corretamente ou na frequência ideal, você está correndo o risco de perder o investimento feito em equipamentos e materiais. Portanto, para garantir a correta operação de todos os itens e elevar a sua vida útil, deixe-os sempre limpos e livres de substâncias adversas, como poeira, água, café e outras substâncias corrosivas.

O Instituto Treni oferece a solução para manter os seus colaboradores atualizados, com treinamentos que atendem trabalhadores de diversas áreas de atuação e que precisam se qualificar por meio dos cursos das Normas Regulamentadoras. 

Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre os cursos e certificados!

One Thought to “A importância da higienização do ambiente de trabalho”

  1. Essa idéia é muito exemplar, pequenas mudanças e providências faz toda diferença, este artigo me alerta a aplicar isso na minha loja, facil de fazer com estas implementações, claro que nem tudo é tão facil, mas a ação em si de querer aplicar que não é tão dificil, e este artigo me ajudou neste sentido, são equipamentos que fazem toda diferença em prol dos funcionarios e clientes e isso refleta na segurança da saude do ambiente e leva segurança tambem a clientes.
    Parabéns .

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.