Coronavírus: Orientações para utilização dos Equipamentos de Proteção Individual

Redação Instituto Treni

Em tempos do COVID19, muito se fala sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual, mas você sabe quem, quais, como e em que situações devem ser utilizados?

Segundo a NR-6 Equipamentos de Proteção Individual somente devem ser utilizados com Certificado de Aprovação CA, sob orientação do fabricante, mas devemos seguir as leis mesmo nesta situação?

A Secretaria da Saúde do estado do Paraná orienta que:

As máscaras utilizadas por profissionais da saúde devem ser resistentes a penetração de fluídos; não ser confeccionadas de tecido; devem cobrir adequadamente o nariz e a boca do usuário; deve ser substituída assim que tornar-se úmida; não devem ser reutilizadas máscaras descartáveis.

As luvas devem ser utilizadas quando houver risco de contato das mãos do profissional com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, mucosas, pele não íntegra. As luvas devem ser trocadas sempre que mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo; sempre que estiver danificada, ou entrar em contato com outro paciente. Fique atento que luvas e álcool em gel não substitui a higienização das mãos.

O avental é utilizado para evitar a contaminação da pele e da roupa do profissional, devendo ser de mangas longa, e o profissional deve avaliar a necessidade da utilização ou não do avental impermeável.

Pessoas doentes devem evitar o contato com outras pessoas, utilizar máscaras seguindo os mesmos cuidados dos profissionais de saúde, evitando sempre a utilização de máscaras de pano.

De acordo Enfermeira responsável do Instituto Treni, Mariana Brendle, o uso de máscaras deve ser feito por todas as pessoas, advertindo que o uso de máscaras inadequadamente pode gerar o risco de proliferação de bactérias e vírus, utilizar luvas também pode ser um problema já que as luvas podem estar contaminadas e caso venha tocar o rosto a contaminação irá ocorrer, ambos os equipamentos possuem maior eficácia deve-se haver a troca constante dos equipamentos e os cuidados devem ser redobrados evitando tocar o rosto.

Lembre-se de utilizar os equipamentos somente quando lhe for orientado, pois em muitos casos ele pode se tornar uma armadilha contra a sua saúde, a principal orientação é lavar as mãos com água e sabão e evitar o contato com o rosto.

Secretaria de Estado da Saúde. MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE – COVID-19. Acesso em: 24 março 2020. Disponível em: <http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/COVID19_PATRICIACAPELO_SESAPR.pdf>

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.