Carne: Privilégio para alguns, perigo para outros

A picanha permaneceu no prato de apenas alguns privilegiados, e os acidentes nos frigoríficos continuam acontecendo em grande quantidade. 

 

O confinamento pandêmico não foi tão desesperador para quem sempre teve salário garantido e não correu o risco de ser demitido após esse período. Poder ter no prato um belo pedaço de picanha foi, então, um verdadeiro prazer durante aqueles dias de ‘fique em casa’. 

 

Agora, as carnes continuaram indo aos frigoríficos porque essa indústria não parou, não é mesmo? Mas, infelizmente, o setor que emprega milhares de trabalhadores segue mantendo-se entre o topo do ranking de acidentes de trabalho do ramo alimentício e os registros de ocorrências seguiram aumentando com infortúnios laborais em todo o país.

 

Os maiores acidentes de trabalho deste setor envolvem as tarefas de abate, corte e armazenagem das carnes, englobados em diversas tarefas do dia a dia, como manuseio de equipamentos pesados e cortantes, ritmo acelerado de trabalho, exposição à umidade e a baixas temperaturas, além dos choques térmicos. 

 

Muitas empresas falham na gestão de riscos ocupacionais dos frigoríficos, sendo necessárias medidas concretas de proteção contra as doenças e os acidentes em locais, que, por sua natureza, expõem seus empregados a agentes nocivos à saúde e à segurança. 

 

Esses ambientes precisam ter uma cuidadosa gestão de riscos ocupacionais, com controle detalhado e fiscalização permanente por parte dos supervisores dos frigoríficos e olhar atento dos responsáveis pela empresa também. 

 

É importante que donos de açougue e de segmentos similares sejam responsáveis por custear cursos para capacitar e melhorar a orientação dos riscos deste trabalho, garantindo a proteção de seus funcionários. Um curso direcionado a este setor é o Curso NR-12 do Instituto Treni para Açougues, Mercearias, Bares e Restaurantes, clique aqui para saber detalhes sobre ele. 

 

Afinal, quando o cuidado é de todos, o colaborador tem mais segurança para trabalhar, garantindo resultados positivos para ambos os lados, empregador e empregado.

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.