Construtora séria cumpre com suas responsabilidades

Escavadeira, bate-estaca, furadeira e lixadeira são as principais ferramentas responsáveis pelos barulhos e ruídos estridentes dentro de um canteiro de obra. Morar perto de uma construção em andamento é, com certeza, passar raiva pelos sons permanentes.

Se é desagradável para o vizinho que escuta distante, imagine para o trabalhador que, por vezes, está operando essas máquinas! 

Assim, uma empresa de engenharia séria reconhece os riscos da atividade e deve tomar medidas de controle para evitar doenças nos seus empregados. 

Uso de EPIs

Um dos focos das ações é a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs), úteis na preservação da saúde do trabalhador. 

Recomenda-se a utilização de protetores auriculares para a exposição excessiva ao ruído durante longos períodos, o que pode causar a perda auditiva e também outros problemas de saúde, como alteração da pressão arterial, problemas psicológicos, insônia, irritação e inquietude.

Além disso, também é fundamental a realização do exame de audiometria nos trabalhadores para que se possa detectar e acompanhar os danos causados ao ouvido pelo ruído excessivo. A vibração provocada pelos equipamentos nas atividades de compactação do solo também pode gerar distúrbios de saúde como labirintite e a perda auditiva por condução óssea. 

Já as luvas de proteção são imprescindíveis ao operário da construção civil por causa dos produtos químicos, como o cimento, que ao entrar em contato com a pele, pode causar diversas doenças, e a mais clássica é a dermatose. O risco químico também está presente, pelas poeiras resultantes do trabalho com cal, cimento, gesso, gerando fumos metálicos e vapores orgânicos desprendidos das tintas e solventes. 

Como cumprir as exigências do Ministério do Trabalho

Todas as empresas privadas ou instituições públicas, precisam obrigatoriamente conhecer e cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs), que dispõem de regras para Segurança e Medicina no Trabalho.

A NR-6, por exemplo, é a que regulamenta o uso de EPIs, que precisam ser distribuídos gratuitamente aos colaboradores, de acordo com o risco da empresa. Para estar por dentro da norma e colocá-la em prática, a empresa pode realizar e oferecer aos colaboradores o curso de NR-06 EPI, que visa orientar e treinar sobre uso adequado, guarda e conservação dos equipamentos de segurança.


É importante escolher um curso que seja aprovado pelo Ministério do Trabalho e ministrado por responsáveis técnicos habilitados, como o do Instituto Treni, que pode ser feito online em um curto período de tempo, além de oferecer Certificado válido para o Brasil inteiro e atender as exigências do e-Social. Conheça agora mesmo o curso de NR 06 atualizada: https://institutotreni.com.br/

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.