Acidentes de trabalho no Brasil: somos o 2º em mortalidade

Em apenas 8 anos, o Brasil registrou 5,6 milhões de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, o que equivale a 6 óbitos a cada 100 mil vínculos empregatícios, segundo relatório do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Esses números vêm lhe garantindo a lamentável colocação de 2º lugar com mais mortalidade, entre os países do G20. Para mudar este cenário, precisamos entender as causas e como prevenir.

Por que acontecem tantos acidentes de trabalho no Brasil?

A legislação desempenha um importante papel na definição de regras para garantir saúde e segurança nos ambientes de trabalho de acordo com os riscos e peculiaridades de cada um. Contudo, no país não faltam leis ou normas regulamentadoras (NRs), mas sim o cumprimento delas por parte das empresas.

Sendo assim, gestores e colaboradores precisam se conscientizar e buscar as informações necessárias para atender as exigências nacionais, especialmente com a ajuda de profissionais de segurança do trabalho que, por sua vez, colocam em prática as medidas de proteção por meio de programas de prevenção de riscos ocupacionais e orientam os procedimentos de segurança.

Tecnologia e segurança

A falta de tecnologia ou um mínimo de atualização e aprimoramento de maquinários e ferramentas pode ser também uma das causas de acidentes, pois utilizar os EPIs (equipamentos de proteção individual) não é suficiente por si só se o ambiente de trabalho estiver inadequado para a segurança humana.

Por isso é necessário atualizar a engenharia das máquinas e dos processos, de modo que se tornem cada vez mais seguros e, principalmente, investir em treinamentos para os trabalhadores, a fim de que saibam operar adequadamente os equipamentos.

Conhecimento e prevenção

Sabemos que os acidentes podem causar mortalidade, bem como outros danos temporários ou permanentes, físicos ou psicológicos. Além de trágicos, estes imprevistos acarretam também em problemas financeiros e legais, gerando altos custos e penalidades para as organizações.

Por isso, é indispensável que as empresas e seus profissionais se atualizem sobre as normas regulamentadoras e de segurança, colocando em prática as recomendações estabelecidas pelo Governo e Organizações.

Portanto, sabendo da importância do conhecimento como forma de prevenção e transformação, o Instituto Treni oferece diversos cursos para que sua empresa e seus colaboradores estejam atualizados sobre as normas de saúde e segurança no trabalho.

Evite graves problemas, multas e penalidades em consequência de acidentes de trabalho. Fale conosco e conheça nossos cursos, que são de curta duração, totalmente online em uma plataforma simples e aprovados pelo Ministério do Trabalho, com certificado válido para o Brasil inteiro.

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.