Acidentes de trabalho e as tragédias além da pandemia

Somente em 2021, no Brasil, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 mortes relacionados ao trabalho. Segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho), esses números representam um aumento de 30% em comparação com 2020.

Sabe-se também que a pandemia causou diversas mortes, sequelas e até afastamentos do trabalho, mas as outras causas continuam fazendo vítimas e não podem ser ignoradas ou esquecidas neste cenário. 

Todos os dias são diversos acidentes de trabalho por choques elétricos, por exemplo, e outros tantos motivos. Não bastasse a tragédia em si, muitas vezes os trabalhadores não estavam sequer usando os EPIs necessários e exigidos por lei.

Dados e fatos

De acordo com levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, do início da pandemia até o momento da produção deste artigo foram registrados 684.427 mortes por Covid-19 e 34.517.770 de casos confirmados da doença. Enquanto isso, quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano por causas relacionadas ao trabalho, segundo a OMS (Organização Mundial da

 Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Avaliando as causas, 81% das mortes são de doenças não transmissíveis, como doença pulmonar obstrutiva crônica, acidente vascular cerebral, cardiopatia isquêmica e lesões ocupacionais.

Entre os principais fatores de risco estão exposição a longas jornadas de trabalho (que foi o principal causador de mortes), poluição do ar (como partículas, gases e fumos), a substâncias cancerígenas, a riscos ergonômicos e a ruído. 

Prejuízos e consequências

Conhecer a realidade e não ignorar os fatos é determinante para reduzir os acidentes e todas as suas graves consequências ao trabalhador, familiares e às empresas, bem como ao setor previdenciário que, nos últimos dez anos (2012-2021) ultrapassou R$120 bilhões apenas em despesas acidentárias.

Além dos danos irreparáveis para a família e a sobrecarga no sistema de saúde, as mortes e acidentes de trabalho acarretam graves consequências para as empresas como multas, indenizações e até mesmo o encerramento das atividades.

Como prevenir e solucionar

O fato mais impressionante sobre as mortes e acidentes de trabalho é que eles são evitáveis e, tendo conhecimento dos principais riscos e causas, fica mais fácil buscar soluções para evitá-los.

Como mencionado acima, as longas horas de trabalho precisam ser evitadas, buscando um equilíbrio entre produtividade e melhores condições de saúde do trabalhador. Afinal de contas, acidentes e lesões por trabalho excessivo e inadequado causam muito mais prejuízos a todos os envolvidos.

Quanto a outros fatores de risco como exposição à poluição e substâncias cancerígenas, por exemplo, ressaltamos a importância dos EPIs e seu uso correto, bem como o cumprimento de todas as normas de segurança. Mas, infelizmente, a falta de cumprimento é frequente e o principal problema por trás desses trágicos acontecimentos.

As empresas e colaboradores precisam estar a par de todas as normas de segurança para bem executá-las, evitando acidentes e prejuízos. Para solucionar esta problemática, o Instituto Treni oferece cursos online e acessíveis, de fácil interação e com certificado válido em todo Brasil, a fim de que as empresas e trabalhadores tenham facilidade em acessar os cursos de qualquer lugar e concluí-los em pouco tempo.

Fale conosco e saiba qual o curso mais indicado para sua empresa, colaboradores e sua área de atuação.

*Levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa do início da pandemia até 04/09/2022, a partir de dados das secretarias estaduais de saúde.

Fontes:

OMS/OIT: Quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho | As Nações Unidas no Brasil

Acidentes de trabalho e mortes acidentárias voltam a crescer no Brasil em 2021 | As Nações Unidas no Brasil

Brasil registra 13 mortes por Covid em 24 horas; média móvel volta a indicar tendência de queda | Coronavírus | G1 (globo.com)

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.