Tecnologia digital a serviço do trabalhador que busca conhecimento sobre segurança ocupacional (Foto Pixabay)

Não há por que tomar multas por descumprimento das normas regulamentadoras de segurança do trabalho

Por redação do Instituto Treni

A partir de hoje, decretamos que nenhuma empresa será multada por não cumprir as normas de segurança do trabalho. Toma multa quem quer e é masoquista! As normas regulamentadoras, os programas obrigatórios de prevenção contra doenças ocupacionais e as comissões internas de prevenção de acidentes não assustarão mais as empresas. Mas, então, como se fez esse milagre? Simples: as organizações passam a ter à disposição, com o Instituto Treni, uma plataforma construída especificamente para o aprendizado on line em normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho. Longas distâncias e falta de acompanhamento não serão mais obstáculos para o empregador deixar de oferecer os cursos aos seus empregados.

Por meio de educação a distância é possível capacitar os empregados que vão fazer a gestão de segurança. Ao proporcionar cursos de segurança do trabalho com foco no meio on line a vida de empresas e empregados fica descomplicada, não é mesmo? Após a realização do curso e com o certificado em mãos, os profissionais saberão aplicar as medidas de promoção de saúde e segurança do trabalho e produzir os documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho.

Porque prevenção é a melhor maneira de reduzir os números sórdidos de acidentes e doenças de trabalho em nosso País. Ana Paula Cacheski, pedagoga e diretora do Instituto Treni, explica que a plataforma on line foi criada dentro de um conceito de praticidade e customizada para qualquer pessoa, em forma de autoatendimento. “O empregador ou nosso cliente individual terá como fazer o gerenciamento de todos os colaboradores inscritos nos cursos, desde seu cadastramento inicial, vínculo de funcionários, compra, emissão de certificado e notificação de atualização ou vencimento da NR quando for necessária sua reciclagem”, explica Ana Paula.

Além disso, dentro das empresas, o profissional pode começar um curso on line a qualquer momento, não sendo necessário criar grupos de treinamento. “Vamos oferecer ainda um atendimento humanizado, com suporte por telefone para os clientes”, garante. É importante lembrar que não se deve mais ter desconfiança quanto aos resultados dos cursos a distância por plataforma on line. “Lembro que, este ano, a própria Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho emitiu a Nota Técnica 54 reconhecendo o ensino a distância e semi presencial para a capacitação em SST”, diz Ana Paula. Agora, confirmada a validade dos treinamentos on line das NRs, toma multa a empresa que não segue o caminho do aprendizado simples, fácil e, ainda por cima, reconhecido por órgãos do governo.

Caros leitores, acompanhem-nos neste blog, pois estaremos por aqui com posts exclusivos e originais. Até a próxima semana!

Leave a Comment