O que você precisa saber sobre EPI para a segurança do trabalhador

Queremos trazer a visibilidade dos temas de saúde e segurança do trabalho que todos precisam saber. Não somente para quem é da área ou utiliza os equipamentos de proteção, mas, sim, para todos que gostam de ler e aprender cada vez mais.

Os EPIs desempenham um papel fundamental na luta pela redução de acidentes de trabalho.

Ao longo da sua trajetória, os humanos buscaram formas de amenizar os riscos de suas atividades diárias. Quando se pensa em equipamentos de proteção individuais (EPIs), o mais comum é associar o seu desenvolvimento à revolução industrial. Porém, os EPIs surgiram muito antes disso. Os ancestrais usavam, por exemplo, peles de animais para se proteger do frio e da chuva, bem como objetos de proteção contra predadores, como pedras e lanças.

A evolução trouxe mais conhecimento sobre os perigos de algumas atividades e a melhor maneira de evitar que aconteçam: através de medidas de prevenção. 

Os EPIs salvam vidas.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 6 do Ministério do Trabalho, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI):

“Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. 

O EPI não apenas deve ser fornecido de forma gratuita como também deve ser adequado à atividade desempenhada. A legislação federal esclarece que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe, no artigo 166, que: 

“A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”. 

A abordagem dos temas de saúde e segurança do trabalho precisam ter mais visibilidade na mídia. Mostrar com  clareza as normas e gestão das empresas em prol da segurança dos trabalhadores. Esta abertura é para falar sobre o EPI, o equipamento de proteção individual, item que muitas vezes aparece na grande imprensa, quando noticiado algum acidente.

Mas é necessário esclarecer sobre o papel do EPI, que não é evitar acidentes, mas sim, amenizar as lesões ou agressões à saúde. Não se rebaixa o EPI, apenas explicando sobre o seu real papel, que é a última barreira entre uma condição de risco e o empregado. 

Muitas empresas encontraram nos cursos online do Instituto Treni a solução para manter os seus colaboradores atualizados. Ao buscar os cursos de Segurança do Trabalho, cada empresa possui diferentes necessidades. Sabendo disso, nós desenvolvemos um sistema específico que atende diversos perfis, onde a empresa poderá acompanhar todo o processo de treinamento.  

O equipamento de proteção serve como uma precaução ao trabalhador para um acidente que poderá ocorrer em um futuro próximo ou distante. Porém, não basta fazer apenas a compra do produto com certificado de aprovação, o CA, expedido pelo Ministério do Trabalho. Antes, há a conscientização quanto à importância do uso, a forma de torná-lo mais confortável possível, sua resistência e todas as informações que o trabalhador precisa saber.  

Gostou de saber mais sobre EPIs? Está precisando atualizar e aperfeiçoar a sua equipe? Acesse esse link e fale com os nossos consultores.

One Thought to “O que você precisa saber sobre EPI para a segurança do trabalhador”

  1. arthur

    Legal. Sempre consulto o CA no consulta CA e acabo comprando maioria das vezes na PreveOeste loja de epi

    https://www.preveoeste.com.br/
    https://consultaca.com/

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.