Entenda como EPI e EPC são complementares

Primeiro é muito importante saber que gostamos muito de dividir os nossos conhecimentos com você. Se quiser, deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários 🙂

Bom, EPI e EPC. Em algumas situações, ambos são necessários para aumentar os níveis de segurança de todos os envolvidos, pois são itens importantíssimos para a segurança dos colaboradores. A partir de normas regulamentadoras específicas, os dois fazem parte das obrigatoriedades instituídas pelo Ministério do Trabalho. Existem diferenças entre os dois que vão além da nomenclatura. Vamos lá:

EPIs: Equipamentos de Proteção Individual

EPCs: Equipamentos de Proteção Coletiva

Continue a leitura para entender o importante papel de cada um. 

Os EPIs representam equipamentos utilizados por cada trabalhador para aumentar a segurança em seu trabalho. Exemplos: protetores auriculares, óculos de proteção, capacetes, luvas, botas e quaisquer outros equipamentos de proteção individual obrigatórios para determinadas atividades.

Já os EPCs têm o mesmo objetivo dos EPIs, porém garantem a segurança de todo o grupo de colaboradores de uma empresa ao mesmo tempo e não de uma pessoa específica. São exemplos de EPCs: sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones, faixas e demais itens relacionados à sinalização do ambiente de trabalho.

Quais os benefícios do EPI e do EPC?

O principal benefício do EPI e do EPC para uma empresa é garantir em primeiro lugar a segurança dos seus colaboradores. Para as empresas, os equipamentos contribuem para que o índice de colaboradores afastados diminua. Também evitam as penalidades do não cumprimento das normas técnicas. O uso correto do EPI visa atenuar os riscos ocupacionais. Uma bota com bico de aço, por exemplo, evita que objetos pesados causem fraturas nos pés do trabalhador. Funcionando como um alerta, os EPCs mantêm uma área isolada com faixas e cones, por exemplo, que não deve ser acessada.

Para contribuir com esses benefícios é necessário a colaboração de todos.

O importante papel do colaborador no uso correto de EPI e EPC é imprescindível. A NR 6 apresenta as obrigações do empregador quanto ao uso de ambos nas empresas. De acordo com a norma, as empresas devem fornecer os equipamentos de proteção de forma gratuita, em perfeito estado de funcionamento e conservação. É necessário ainda fazer a substituição dos itens sempre que eles forem danificados, perdidos ou ultrapassarem seus prazos de validade.

O colaborador é responsável por guardar e conservar esses itens.Também devem comunicar aos empregadores quando um equipamento já não tiver condições de uso, para que seja providenciada a substituição.

É papel da empresa educar os colaboradores sobre a importância do uso dos itens, bem como fiscalizar para verificar se o uso está sendo feito de forma adequada.

E se os equipamentos não são suficientes para neutralizar os riscos?

É recomendado que seja feita uma análise juntamente com a CIPA e o time de segurança do trabalho. É necessário fazer um levantamento com alternativas para que a empresa não sofra sanções pela falta do uso dos itens.

Conseguiu entender quando utilizar cada um? 

Os EPIs são adotados de forma complementar aos EPCs no ambiente de trabalho. Ou seja, um nem sempre conseguirá ser totalmente eficaz sem a existência do outro. O primeiro passo é mapear os riscos de cada setor e identificar os Equipamentos de Proteção Coletiva necessários para a segurança da equipe como um todo.

Agora basta garantir o uso de ambos.

Se você está buscando cursos em Segurança do Trabalho, pode entrar em contato diretamente com o Instituto Treni para saber mais. 

One Thought to “Entenda como EPI e EPC são complementares”

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.