Curso Online de NR-35 Trabalho em Altura? E a parte prática?
Por redação do Instituto Treni
Você já parou para pensar em como realizar a parte prática do curso da NR-35, mesmo não tendo acesso a instituições de ensino próximo da sua empresa ou com preços acessíveis, sem perder a qualidade do treinamento e garantindo segurança do trabalhador.
Os cursos Online são uma ótima alternativa para a capacitação dos trabalhadores, porém fique atento, pois além da parte teórica também é necessário o conteúdo prático.
A NR-35 cita:
35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas.
O Instituto Treni conta com o treinamento teórico Online elaborado por um quadro técnico habilitado, contendo todos os conteúdos exigidos no item 35.3. Capacitação e Treinamento, da NR-35 da Secretaria Especial do Trabalho do Ministério da Economia, que pode ser utilizado como base para a complementação prática do treinamento.
A parte prática deve ser feita presencialmente, preferencialmente dentro da empresa para que o trabalhador possa reconhecer o ambiente de trabalho, e podendo ser ministrada por profissional que tenha proficiência no assunto, que pode ser, inclusive, um trabalhador da própria empresa, e que apresente fisicamente os EPIs já vistos no curso online, ensine o trabalhador a como vesti-los, e utiliza-los de forma correta, apresentando os riscos que os trabalhadores estão suscetíveis no ambiente de trabalho e as condutas em situação de emergência.
Pode ser considerado profissional com proficiência aquele que tenha comprovada proficiência no assunto, habilidades, experiência e conhecimento capazes de ministrar os ensinamentos referentes aos tópicos abordados nos treinamentos.
Antes de iniciar o treinamento Online deve-se enviar ao Instituto Treni a documentação que comprove a proficiência do instrutor. Após a aprovação do cadastro do instrutor o aluno poderá iniciar os estudos do curso teórico e após sua conclusão, deve-se realizar a complementação prática. Quando esta etapa for concluída, deve-se emitir uma declaração de que foi ministrado o treinamento e a documentação deve ser enviada ao Instituto Treni, juntamente com fotos do treinamento e a lista de presença.
Após a conclusão do processo enviaremos uma cópia do certificado via e-mail e o original para o seu endereço de cadastro.
Lembre-se segurança e saúde no trabalho em primeiro lugar!
o curso ensina como usar corretamente como usar o cinto de segurança corretamente em alturas e como se comporta perante as atividades.
Olá Marcelo,
Sim, o curso aborda estes conteúdos.
Mas lembre-se de por em prática o que aprendeu no curso.
Bom dia!
Já participei de alguns treinamentos de NR35 presenciais, além de já ter realizado o curso presencial de resgate em altura. Trabalho em altura há muitos anos.
Estou precisando somente de atualizar o meu curso, pois o mesmo está vencido.
Nesse caso, poderíamos considerar que a parte prática já foi realizada?
Posso enviar os certificados dos outros treinamentos para comprovar.
Fico ao aguardo para dar continuidade na inscrição.
Sds,
Renato
Olá Renato,
O curso de reciclagem tem como objetivo de rever o conteúdo e atualizar o conhecimento sobre a segurança e a saúde do trabalho.
O conteúdo programático do curso de reciclagem é definido pelo empregador, neste caso o conteúdo prático se faz necessário caso a empresa identifique a necessidade.
tirou todas as minhas dúvidas.