O que você precisa saber sobre a segurança no trabalho
Saiba como garantir a Segurança no Trabalho de forma efetiva e quais os pilares a serem seguidos para evitar acidentes ocupacionais.
Parece simples garantir a segurança no trabalho, mas é necessário muito mais do que tomar cuidado ou usar equipamentos de proteção individual (EPIs). Isso porque a segurança do trabalho é uma área multidisciplinar, ou seja, que envolve diversas outras áreas e profissionais para que possam ser definidas as normas mais eficazes, como:
- medicina;
- engenharia;
- tecnologia;
- estatística;
- administração;
- entre outras.
Portanto, podemos afirmar que a Segurança do Trabalho é uma ciência, já que para a criação de cada norma regulamentadora (NR) ou lei de segurança no ambiente de trabalho, existe muito estudo sobre o ambiente de trabalho, os diversos tipos de riscos ocupacionais e as principais causas de acidente e das doenças do trabalho, por exemplo, entre outras variáveis.
O que é risco ocupacional?
Entende-se por risco ocupacional qualquer agente presente no ambiente de trabalho ou atividade que possa causar doença ou acidente de trabalho. Os riscos ocupacionais estudados e indicados nas NRs são:
- Físicos: como umidade, radiação, barulhos e temperaturas extremas;
- Químicos: exposição a agentes químicos e tóxicos;
- Ergonômicos: relativos à postura, levantamento de peso, esforço físico, jornadas extensas de trabalho, local improvisado e inadequado para a atividade etc;
- Biológicos: fungos, bactérias, protozoários e outros micro-organismos patogênicos (que podem adoecer o ser humano).
O que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é qualquer lesão ou doença que o trabalhador possa sofrer ou contrair durante o período de trabalho ou devido suas atividades laborais, podendo o acidente ocasionar dano corporal, alguma redução ou perda funcional (temporária ou definitiva) ou, infelizmente, em alguns casos pode até levar à morte do trabalhador.
Considerando isto, podemos considerar dois pilares essenciais para evitar acidentes de trabalho, bem como tragédias e suas consequências:
Prevenção
Embora todo o tipo de trabalho tenha algum risco envolvido, é possível prevenir e evitar acidentes, utilizando todos os equipamentos de segurança e seguindo todas as normas reguladoras e legislação estudados e determinados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, torna-se necessário o segundo pilar a seguir.
Conhecimento
Somente conhecendo todas as normas e leis necessárias, é possível colocar em prática os métodos de prevenção de trabalho. Portanto, é indispensável que os trabalhadores sejam devidamente capacitados e com a devida periodicidade, uma vez que as NRs costumam ser atualizadas.
Assim como no ambiente de trabalho é necessário que haja constante vigilância e precaução, pois podem haver mudanças e surgir novos riscos ocupacionais que ainda não haviam sido identificados.
Com este intuito, o Instituto Treni oferece diversos treinamentos para empresas e pessoas físicas sobre diferentes normas de Segurança do Trabalho e cursos de Reciclagem para atualização do colaborador.
Capacite seus colaboradores ou atualize o conhecimento da equipe a fim de evitar acidentes ocupacionais e proporcionar um ambiente de trabalho mais sadio e produtivo para todos. Todos os nossos cursos são aprovados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e incluem certificado válido para o Brasil inteiro.
Conheça todos os nossos cursos ou fale conosco e saiba mais