O que fazer para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores?

Por redação do Instituto Treni

A resposta é obviamente ampla. Cada profissão sofre com riscos diferentes. Por isso, as medidas que as empresas devem tomar para evitar acidentes não são as mesmas para todas, mudam a depender do tipo e do grau do risco.

Primeiramente, não se age de forma preventiva sem seguir normas regulamentadoras produzidas pelas instituições públicas. As normas técnicas brasileiras publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estão mais atualizadas, devem recomendar como fazer a segurança em cada atividade profissional. Quando essas NRs não são cumpridas ou mal interpretadas, o resultado, na maior parte das vezes, é sinônimo de acidentes, lesões e sofrimento de trabalhadores e suas famílias. Infortúnios laborais que vitimam pessoas acontecem, mas há recursos para preveni-los.

A NR 33, por exemplo, que trata de espaços confinados, é de cumprimento obrigatório pelas empresas. Portanto, além de respeitar as ações de segurança contidas no texto das normas, os empregadores também têm que tomar providências para informar e capacitar seus empregados. O comportamento inseguro é um entrave contra a prevenção de acidentes do trabalho. Quem exerce tarefas em espaço confinado, que não foi projetado para a ocupação humana, como tubulações e galerias de água e esgoto, elevadores, poços e silos, com meios limitados de entrada e saída, precisa estar apto e bem preparado para manter-se no local e também para escapar dele. Assim, conhecer sobre os riscos é o primeiro passo para eliminar as ocorrências ocupacionais trágicas, que nos colocam no topo do ranking dos acidentes de trabalho no mundo. Após última alteração sobre requisitos da NR 33, no item 33.3.5, trazendo informações dos trabalhadores que recebem autorização para entrar num espaço confinado, ficou definido que eles precisam passar por capacitação a cada 12 meses. Ainda bem que o curso a distância é uma opção que está à mão de todos para conhecer com mais profundidade os itens das NRs.

Estudar sobre as normas com a facilidade oferecida pela educação a distância só acontece porque estamos em 2018. O que faz você não se capacitar?

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.