Treinamento de CIPA online: faça e seja um membro bem capacitado

Por redação do Instituto Treni

Treinar trabalhadores em segurança do trabalho é uma necessidade constante das empresas. Se o curso for na modalidade online, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. O treinamento da CIPA, conforme a NR 5, que estabelece a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, por exemplo, é essencial para ‘ensinar’ a seus membros quais serão suas atribuições para evitar que doenças e acidentes de trabalho aconteçam. O curso tem como finalidade educar o trabalhador de todas as áreas da empresa para a prática de segurança do trabalho. Mas quais cautelas devem ser tomadas para que um curso online da CIPA dê as reais condições ao ‘cipeiro’ de compreender seu papel dentro da comissão? Primeiramente, é bom lembrar que um curso de CIPA não é como uma formação de nadador-salvador, em que o aluno deverá, necessariamente, entrar na água para entender a lição.

O importante, no caso da CIPA, é que tanto o conteúdo como sua formatação atendam aos itens obrigatórios da norma. O curso precisa apresentar o ambiente, as condições de trabalho e os riscos originados do processo produtivo. Isso é possível num curso online? Claro que é. Basta que sua edição seja adequada ao aprendizado. A qualidade de um curso a distancia em segurança do trabalho diferencia-se por apresentar por meio de métodos pedagógicos as particularidades do ambiente de trabalho e observar os riscos da atividade.

A NR 5 diz também que se devem conhecer as metodologias de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, o que é perfeitamente possível de demonstrar no formato online. Portanto, é evidente que o curso de CIPA online funcione bem para capacitar trabalhadores das empresas. Só não acha isso quem vive na Era dos dinossauros.

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.